Cerveja Artesanal sobre rodas!!!


Ingredientes da Cerveja Artesanal

Postado por: Categoria: Blog 05 set 2018

A Cerveja Artesanal depende de 4 ingredientes básicos: Malte, Lúpulo, Levedura e Água.
Ingredientes da Cerveja Artesanal

A Cerveja Artesanal depende de 4 ingredientes básicos: Malte, Lúpulo, Levedura e Água. Algumas cervejas recebem adição de outros ingredientes como mel, frutas, flores, xaropes e condimentos. Cada um dos 4 ingredientes básicos tem uma função muito importante na cerveja, pois são responsáveis pelo aroma, cor e sabor.
O Malte são grãos de cereais maltados (como o próprio nome diz), que passam por um processo de germinação parcial através da umidificação dos grãos e depois vão para o processo de secagem.
A secagem é que determina cada tipo de malte, maltes mais claros o tempo e a temperatura de secagem são menores, maltes escuros necessitam de torra com temperaturas entre 200°C a 300°C, o papel do malte é dar cor e aroma a cerveja, o gás carbônico e o álcool são também responsabilidades do malte.
O Lúpulo é utilizado como conservante e também como condimento adicionando aroma, sabor e amargor na cerveja, o amargor irá equilibrar o dulçor do malte tornando a cerveja equilibrada. Apesar do lúpulo vir de uma espécie única chamada Humulus lupulus, encontramos uma grande diversidade de variedades de lúpulos.
Na virada do século XVIII, os cervejeiros britânicos começaram a adicionar muito lúpulo (a fim de preservar a bebida durante a longa viagem) aos barris que eram enviados a Índia. Ao final da viagem, a cerveja acabava adquirindo uma forte intensidade de sabor e aroma do lúpulo, a partir dessa técnica de conservação, surgiu um novo estilo cerveja, a Índia Pale Ale.
A Levedura utilizada na cerveja age como um fermento natural, sendo o responsável para a transformação do mosto em cerveja. Existem 3 tipos de leveduras: Leveduras do tipo Ale, as do tipo Lager e a Brett, porém as mais utilizadas são a tipo Ale e Lager.
As Leveduras do tipo Ale, são chamadas de leveduras de “alta fermentação” já que são utilizadas para fermentar os açucares do mosto na parte superior do fermentador, as tipo Lager, são por sua vez chamadas de “baixa fermentação” pois se agrupam no fundo do tanque fermentador, mas a fermentação ocorre em todo o fermentador.
A Água representa mais de 90% da composição da cerveja, para fazermos uma boa cerveja devemos levar em conta a qualidade e também o volume a ser utilizado durante o processo, os minerais presentes na água podem interferir no sabor da cerveja.

 

 

 



Comentários

Veja Tambem

X