Cerveja Artesanal sobre rodas!!!


Harmonização de Cerveja com Comida

Postado por: Categoria: Blog 09 maio 2018

Muita gente ainda imagina que cerveja só combina com aperitivos gordurosos, sanduíches e churrasco.
Harmonização

Muita gente ainda imagina que cerveja só combina com aperitivos gordurosos, sanduíches e churrasco
Hoje temos uma infinidade de tipos de cervejas com diferentes sabores, colorações e teor alcoólico, que nos trazem experiências deliciosas quando associados a pratos semelhantes ou contrastantes.
Não existe regra para harmonização, porém temos algumas dicas que funcionam na prática.
Harmonizar é a técnica de criar Semelhança ou Contraste entre a o Prato e a Cerveja ou ainda a Cerveja ter o poder de Corte, ou seja, limpar a sua boca quando estiver degustando pratos mais gordurosos o que sem dúvidas nenhuma é uma excelente experiência.
A ideia é sempre buscar um equilíbrio entre as forças, intensidade do Prato com a da Cerveja onde nenhum dos elementos se sobressaia.
Pense na semelhança, quando os sabores combinam, em que dois elementos em comum entre a cerveja e o prato são destacados.
Porém a semelhança não se dá apenas pelo paladar, mas também pelo corpo da cerveja e a intensidade do prato. Uma salada, por exemplo, harmoniza por semelhança com uma Pilsen, haja vista que tanto o prato quanto a cerveja são leves e neutros, o que proporciona um equilíbrio onde o prato não apaga a cerveja, e nem o contrário. O mesmo acontece com uma cerveja de corpo e teor alcoólico elevados harmonizando com um prato mais gorduroso.
Harmonização por Contrastes acontece quando apresentamos dois paladares opostos, sendo um no prato e outro na cerveja (doce com salgado ou amargo com doce, por exemplo). Uma cerveja com bastante malte, que confere um paladar doce, pode harmonizar muito bem com um prato salgado, como queijo gorgonzola, onde o doce presente na cerveja faz contraponto ao salgado do queijo, fazendo com que a experiência não seja enjoativa pois a Cerveja suaviza o gosto forte desses pratos.
A harmonização por corte acontece quando um elemento da cerveja é cortado por um elemento do prato, ou vice-versa (gordura do prato cortada pelo gás da cerveja; salgado do prato cortado pelo amargor da cerveja, etc). Uma American IPA, por exemplo, harmoniza por corte com bacon, e isso acontece porque o bacon possui bastante gordura, e a American IPA possui carbonatação suficiente para cortar essa gordura na boca, limpando o paladar e preparando-o para uma nova mordida.
Não existe regra para harmonização. Harmonizar não é uma ciência exata, existe até algumas harmonizações clássicas, porém poucas, de uma maneira geral.
Cada Prato e cada Cerveja tem uma harmonização a ser descoberta. Utilize todas as informações que está sendo passada aqui e descubra qual a que mais vai te agradar.

 

 

 



Comentários

Veja Tambem

X